CIRURGIA DE PÁLPEBRAS

Cirurgia Plástica Landecker

Curiosidades

Cirurgia Plástica Landecker

A aparência dos olhos é importante nas relações interpessoais. A partir da terceira década de vida, alterações marcantes ocorrem nesta região, podendo levar a uma aparência mais envelhecida e cansada, além da possível interferência sobre a visão. A pele das pálpebras torna-se mais flácida e fina, fazendo com que a estrutura óssea subjacente fique mais evidente e a gordura contida nas bolsas palpebrais tende a se projetar para fora. Estes fatores resultam num desequilíbrio entre os olhos e o contorno dos tecidos da face. A cirurgia das pálpebras, ou blefaroplastia, é um procedimento capaz de corrigir estes sinais, visando suavizar a transição entre os olhos e a estrutura óssea adjacente.

A cirurgia das pálpebras é realizada através de incisões localizadas nas linhas naturais das pálpebras: nas dobras das pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios, nas pálpebras inferiores. Estas incisões podem ser prolongadas, quando necessário, para dentro das rugas, no canto externo dos olhos. Após incisar a pele, o cirurgião separa a pele da musculatura e gordura subjacentes, retira o excessos das bolsas palpebrais e remove as áreas de músculo e pele flácidos.

A região das pálpebras apresenta boa cicatrização e as cicatrizes tendem a se tornarem imperceptíveis após alguns meses.

Para pessoas que posssuem bolsas de gordura abaixo das pálpebras inferiores sem flacidez de pele associada (normalmente jovens com pele mais espessa e elástica) é indicada a blefaroplastia transconjuntival, onde a remoção de gordura das bolsas pode ser realizada através de uma incisão por dentro da pálpebra inferior, sem deixar cicatrizes externas.

Alguns pacientes podem apresentar uma queda variável do canto lateral dos olhos, acentuando a aparência de envelhecimento. Neste caso, pode ser necessário realizar a cantopexia ou cantoplastia – procedimento que reposiciona o canto lateral através de um ponto de fixação nos ossos ao redor do olho, visando restabelecer um contorno esteticamente satisfatório.

Em pacientes com queda das sombrancelhas pode ser necessário realizar o lifting da testa. Esta cirurgia, além de reposicionar as sombrancelhas, pode atenuar a hiperatividade dos músculos que causam rugas de expressão na testa e especialmente entre os olhos.

Agenda sua Consulta