RINOPLASTIA

Cirurgia Plástica Landecker

O Que é Rinoplastia?

Cirurgia Plástica Landecker

A rinoplastia é o procedimento da cirurgia plástica que tem como objetivo corrigir ou reparar o nariz. A aparência desse órgão é responsável por grande parte da harmonia facial, principalmente devido à sua posição central no rosto. Por isso, alterações no seu formato podem gerar desequilíbrios na estética facial.

Dessa forma, a cirurgia de nariz visa justamente restabelecer esse equilíbrio. Ao longo dos anos, várias técnicas altamente sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais da face.

Para se ter uma boa ideia do quanto essa ciência evoluiu, atualmente, o cirurgião plástico pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.

A rinoplastia também pode corrigir defeitos já presentes no nascimento, sequelas de traumatismos, rinoplastias prévias e ajudar a resolver problemas respiratórios.

 

O QUE EU PRECISO SABER ANTES DE REALIZAR MINHA RINOPLASTIA?

A cirurgia de nariz ou rinoplastia pode ser feita a partir dos 16 anos, quando as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz e da face estão plenamente desenvolvidas. Além disso, a partir dessa idade os pacientes possuem melhor estrutura emocional para lidar com a mudança de aparência proporcionada pela cirurgia.

Há duas opções de técnicas (a aberta e a fechada) e duas filosofias cirúrgicas (a redutora e a estruturada) que podem ser utilizadas para a realização do procedimento, a escolha de ambas fica a critério do médico, de acordo com as características e especificações de cada caso.

Vale ressaltar, que pelo fato da rinoplastia tratar-se de uma cirurgia complexa, que exige conhecimentos específicos e aprofundados, é fundamental escolher um médico especialista em rinoplastia. Pois a realização da cirurgia de nariz com médicos sem a formação adequada pode trazer graves transtornos e complicações que podem ser impossíveis de corrigir.

 

cta-landecker

 

Como escolher o cirurgião plástico?

O principal, na hora de escolher o especialista que realizará a sua cirurgia de nariz, é conhecer a formação acadêmica de seu médico, procure saber em qual universidade/hospital ela foi realizada, verifique ainda se o profissional é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (fundamental). Conheça em detalhes o seu currículo, se há constantes participações em congressos, apresentações de trabalhos sobre a rinoplastia e publicações.

Busque também saber sobre o local da cirurgia, onde o médico irá operar. Procure por médicos que operam em hospitais e/ou clínicas que ofereçam total segurança (do pré-operatório à alta). Pesquise sobre os resultados positivos obtidos por esse cirurgião plástico. Vá ao encontro de pacientes que o médico já operou e pergunte sobre seu grau de satisfação com os resultados e tratamentos.

Esses são fatores fundamentais para o pleno sucesso de sua cirurgia plástica de nariz. Portanto, é fundamental que o paciente escolha o médico somente após essa minuciosa análise e especialmente após a consulta formal com o cirurgião.

Para saber mais sobre o procedimento acesse a nossa página de cirurgia de nariz, que aborda como é feita cirurgia, a recuperação e as curiosidades sobre a rinoplastia.

E-BOOK