BRAQUIOPLASTIA

Cirurgia Plástica Landecker

A cirurgia de braços, ou braquioplastia/ lifting de braço/ dermolipectomia braquial, é um procedimento que visa melhorar o aspecto do contorno dos braços, retirando excessos de pele que causam flacidez.

A escolha da técnica cirúrgica para o rejuvenescimento dos braços depende fundamentalmente do tipo de alteração presente em cada caso. Em pacientes com aumento da circunferência devido exclusivamente ao acúmulo de gordura, a lipoaspiração tem oferecido resultados excepcionais graças à intensa capacidade de retração da pele nesta região.

Na verdade, poucos locais do corpo possuem uma pele com características tão favoráveis a este tipo de tratamento. Mesmo após a retirada de grandes quantidades de gordura, verificamos que a pele remanescente é capaz de delinear a musculatura subjacente com ótima definição do contorno local.

A popularização da lipoaspiração nesta área do corpo beneficiou principalmente os pacientes com flacidez moderada da pele. Nestes casos, o tratamento pode ser realizado em duas etapas. O emprego da lipoaspiração na primeira etapa visa reduzir os depósitos de gordura e estimular a retração da pele, diminuindo a flacidez. Após alguns meses, a flacidez de pele pode ser corrigida através de técnicas que utilizam incisões reduzidas ao longo do sulco da axila ou mesmo no sulco da face interna do braço. A vantagem desta abordagem tem sido a redução do tamanho das cicatrizes, com maior conforto aos pacientes.

Em pacientes portadores de flacidez de pele significativa, a utilização da lipoaspiração tenderá a acentuar o problema, pois esta pele já não possui capacidade de retração. Este tipo de alteração pode ocorrer devido a grandes variações de peso, como em pacientes obesos submetidos a cirurgias redutoras do estômago.

Os melhores resultados em termos de contorno nestes pacientes podem ser obtidos empregando o lifting braquial, que consiste da retirada dos excessos de pele através de uma incisão localizada ao longo do sulco da face interna do braço. Assim como no lifting crural, esta cirurgia deve ser indicada com extremo cuidado, pois as cicatrizes resultantes nem sempre compensam a melhora obtida em termos de contorno.

A ocorrência de cicatrizes alargadas é relativamente comum e decorre do intenso movimento ocasionado pela contração dos músculos durante a execução das tarefas do dia-a-dia. Porém, uma cirurgia bem executada pode trazer muita satisfação a pacientes cuidadosamente selecionados e bem informados sobre o procedimento.

 

Passo a passo

Cirurgia Plástica Landecker

A cirurgia de braços é feita na maioria dos casos sob anestesia geral, mas pode ser feito sob anestesia local com sedação. O tempo de internação é em média de 12 horas.

O grau de flacidez e excesso de pele são os fatores que determinam o tamanho das incisões. Quanto maior a quantidade de pele a ser retirada, maior o tamanho da incisão.

Depois de retirar a pele que estava em excesso, as pontas que eram distantes são aproximadas e é feita a sutura, deixando os braços com um aspecto mais firme e magro.

Em casos de acúmulo de gordura na região, a lipoaspiração também pode ser associada a essa cirurgia e garantir melhores resultados.

Cirurgia de Braços
Cirurgia de Braços

A Recuperação

Pacientes submetidos a cirurgia de braços devem permanecer em repouso absoluto por 3-5 dias, mantendo os braços próximos do corpo por 2-3 semanas. Recomendamos minimizar a utilização dos braços durante os primeiros dois meses para permitir a cicatrização dos tecidos sem alargamento das cicatrizes.

Assim como na lipoaspiração, cintas apropriadas devem ser usadas durante as primeiras 4-6 semanas, visando acelerar a reabsorção do inchaço e a obtenção do resultado final. Quando necessário, os pontos costumam ser removidos após 14-21 dias.

Agenda sua Consulta