CIRURGIA DE LIPOASPIRAÇÃO

Cirurgia Plástica Landecker

A lipoaspiração visa remover os depósitos de gordura que habitualmente localizam-se nos quadris, coxas, abdome, joelhos e no pescoço.

Atualmente, a lipoaspiração é o procedimento mais realizado em cirurgia plástica. Desenvolvida há cerca de 30 anos, esta técnica oferece vantagens significativas sobre os outros métodos de cirurgia do contorno corporal. A mais importante delas refere-se às cicatrizes, que são muito menores (em torno de 1 cm) e ficam praticamente imperceptíveis devido ao posicionamento das incisões em áreas estratégicas do corpo, como nas dobras naturais da pele.

Muitos se perguntam porque a gordura tende a acumular-se especificamente nestas regiões.

Nas mulheres, o estrógeno contribui para a formação de depósitos principalmente nas nádegas e culotes, visando oferecer energia extra durante a gravidez e o aleitamento. Nos homens, as influências hormonais levam à deposição de gordura principalmente na região abdominal e na cintura.

Portanto, pacientes com gordura localizada e que não respondem a programas de dieta e exercícios são candidatos ideais para esta cirurgia. Vale lembrar que o procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação, exercícios e não deve ser indicado em pacientes obesos que consideram-na a “salvação” em termos de perda de peso.

 

Passo a passo
Cirurgia Plástica Landecker

A lipoaspiração é realizada através de incisões localizadas nas dobras de pele ou em locais onde as cicatrizes resultantes ficarão praticamente imperceptíveis. O procedimento começa com a injeção de uma solução chamada “tumescente” na gordura abaixo da pele. Esta solução, que contém soro fisiológico, adrenalina e um anestésico local, minimiza a perda de sangue, o inchaço e as dores durante o pós-operatório. Além disso, o tecido gorduroso fica mais frouxo, facilitando o processo de aspiração. O resultado final é o aumento da segurança e eficácia da lipoaspiração, permitindo a retirada de volumes de gordura progressivamente maiores com maior conforto ao paciente.

A segunda fase do tratamento consiste da aspiração de gordura utilizando cânulas ocas de diferentes tamanhos para modelar as regiões tratadas. Em geral, a cirurgia começa com cânulas de maior diâmetro e as cânulas mais finas são utilizadas posteriormente na moldagem final da região. Através da criação de túneis e de movimentos de vai e vem, a cânula deve aspirar os depósitos localizados abaixo da pele de forma uniforme, evitando assim o aparecimento de irregularidades no contorno corporal.

Finalmente, a lipoaspiração pode ser associada a outros procedimentos como a cirurgia de faceabdome e mamas para refinar o resultado final.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é indicada em pacientes com gordura localizada e boa elasticidade da pele.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é realizada através de incisões mínimas e cuidadosamente posicionadas. Durante a cirurgia, a gordura é aspirada utilizando cânulas ôcas de diferentes tamanhos, visando refinar o contorno da região.

Lipoaspiração

O resultado é um contorno corporal mais suave e proporcional, com cicatrizes praticamente imperceptíveis.

Recuperação

Pacientes submetidos à lipoaspiração devem manter repouso absoluto durante os primeiros dias, ingerindo grande quantidade de líquidos isotônicos para repor os fluidos perdidos durante a cirurgia. O paciente deve evitar levantar-se rapidamente e realizar qualquer esforço, pois a ocorrência de tonturas é bastante freqüente neste período.

O inchaço é normal após este procedimento e começará a melhorar após 1-2 semanas, assim como as manchas roxas. É fundamental proteger-se do sol por pelo menos 2 meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele.

Visando acelerar a reabsorção do inchaço e auxiliar a cicatrização dos tecidos, uma cinta de suporte deve ser utilizada por cerca de 4-6 semanas. A realização de fisioterapia é recomendada pelos mesmos motivos e pode ajudar a evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas. Como na maioria das cirurgias plásticas, o contorno final só pode ser apreciado após pelo menos 2-3 meses.

Finalmente, os pontos são normalmente removidos após 7-10 dias e o retorno às atividades físicas é permitido após 3-4 semanas.

Agenda sua Consulta