CIRURGIA NO NARIZ

Cirurgia Plástica Landecker

A cirurgia no nariz ou a rinoplastia, é um procedimento cirúrgico que visa realizar alterações na forma do nariz. É indicada principalmente para quem se sente insatisfeito com o formato natural da estrutura nasal. Esse órgão tem grande destaque na face, e por meio da rinoplastia sua estrutura é alterada, para que a harmonia facial seja estabelecida.

Além disso, esse tipo de cirurgia pode corrigir problemas relacionados à respiração, como desvios de septo ou defeitos de nascença.

Cirurgia no nariz: entenda o procedimento da rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia que visa esculpir o nariz, de acordo com os desejos e/ou necessidades do paciente.

Por meio desse procedimento, o médico especialista retira quantidades variáveis (de acordo com a estrutura nasal do paciente) de cartilagem e ossos. Uma vez que a cartilagem e os ossos são retirados, o profissional consegue esculpir e construir uma nova estrutura nasal, transformando as deformidades do nariz e moldando um novo aspecto nesse órgão.

Cirurgia no nariz: filosofias da rinoplastia

Existem dois tipos de rinoplastia: a rinoplastia estruturada e a redutora. Tanto a estruturada quanto a redutora operam com a retirada de quantidades variáveis de ossos e de cartilagem, porém, a estruturada possui uma característica diferenciada.

Com essa técnica, o médico aplica enxertos de cartilagem na estrutura remanescente do nariz, fortalecendo, assim, essa estrutura. A relevância desse fortalecimento se reflete principalmente no resultado da cirurgia.

É natural que, com o passar dos anos, o nariz sofra alterações, e com a estrutura nasal fortalecida, as chances de ocorrerem mudanças significativas é bastante reduzida. É por isso que muitos especialistas afirmam que essa filosofia é a mais eficiente, segura e precisa.

Cirurgia no nariz: qual a idade mínima para realizar a cirurgia?

Assim como outros procedimentos cirúrgicos, a rinoplastia possui contraindicação. Ela é contraindicada para menores de 16 anos, e o motivo é simples de entender: antes dessa idade, as estruturas cartilaginosas e ósseas do nariz não estão completamente desenvolvidas. Então, para realizar o procedimento, é necessário que o paciente tenha, no mínimo, 16 anos.

Cirurgia no nariz: a relevância de escolher um médico especialista

Uma cirurgia plástica como a rinoplastia é um procedimento muito complexo. Escolher um profissional altamente competente e qualificado é essencial para garantir que a cirurgia será realizada com segurança e profissionalismo.

Todo cirurgião plástico no Brasil precisa fazer parte, obrigatoriamente, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, é essencial verificar a especialização do médico, averiguar a sua presença em congressos e a apresentação de trabalhos relacionados ao tema, para, assim, confirmar a sua especialidade.

Conhecer os resultados alcançados pelo cirurgião e conversar com antigos pacientes são ótimas opções para saber ainda mais sobre o médico em questão.

Cirurgia no nariz: os cuidados do pós-operatório

Alguns cuidados do pós-operatório da cirurgia no nariz são essenciais. Ingerir alguns alimentos, por exemplo, pode acelerar o processo de cicatrização.

É indicado que, após a cirurgia, o paciente não durma com a cabeça totalmente deitada. Utilizar dois travesseiros pode ser uma ótima opção para deixar a cabeça levantada durante o sono.

Após a segunda semana, higienizar o nariz com cotonete embebido em água oxigenada e aplicar uma pomada antibiótica previne sangramentos. Ingerir alimentos ricos em vitaminas A, E e K, ômega 3, ferro e proteínas pode auxiliar bastante a cicatrização dos cortes cirúrgicos.

Por fim, o ponto mais importante do pós-operatório é entender que a análise dos resultados da cirurgia não pode ser feita imediatamente. Fatores como o inchaço logo após a cirurgia podem interferir, e muito, na percepção do nariz. É importante ter paciência e aguardar todo o processo de cicatrização, antes de fazer comparações.

Fontes:

Cirurgião plástico Dr. Alan Landecker (CRM 87043), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Passo a Passo

Cirurgia Plástica Landecker
Cirurgia de Nariz

A rinoplastia visa melhorar o funcionamento do nariz, corrigindo alterações do dorso e ponta nasal.

Cirurgia de Nariz

Durante a cirurgia, os ossos e cartilagem devem ser esculpidos de acordo com as características anatômicas de cada paciente. Isso é feito visando melhorar a harmonia facial.

Cirurgia de Nariz

O resultado é um nariz mais delicado, com melhor definição da ponta, retificação do dorso e preservação da função respiratória.

 cta-landecker

Procedimentos associados à cirurgia de nariz

Também é comum associar à rinoplastia a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia. Podem também ser realizadas em conjunto outras cirurgias plásticas faciais, como a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).

Exames necessários para a cirurgia de nariz

Além dos exames necessários antes de qualquer procedimento cirúrgico (exames de sangue, avaliação cardiológica, dosagem de sódio, potássio, ureia e creatinina e coagulograma), o médico pode pedir algum exame de imagem, como a tomografia computadorizada, para avaliar a estrutura nasal.