Cirurgia de queixo
O queixo é muito importante na harmonia facial
O queixo é nosso assunto de hoje, mais especificamente o que fazer, do ponto de vista cirúrgico, para você melhorar ou alterar o queixo.
É importante lembrar que dentro do perfil de uma pessoa existem três elementos que precisam estar em harmonia: a testa, o nariz e o queixo. Então o queixo é absolutamente fundamental, especialmente quando você está planejando uma cirurgia de rinoplastia.
O mais frequente é pacientes que têm o queixo retraído. A gente chama isso de hipomentonismo, quando o mento é pouco projetado, o queixo é pouco projetado.
Então existem algumas coisas que a gente pode fazer e outras que não se deve fazer para resolver esse problema.
Projeção de queixo sem cirurgia?
Uma forma transitória e evidentemente mais leve de você aumentar a projeção do queixo é fazer preenchimento com ácido hialurônico.
É uma coisa que vai oferecer cerca de 1 ano, 1 ano e meio de aumento, sendo que você vai ter que repetir esse procedimento para manter o efeito desejado, mas tem a grande vantagem de não ser uma cirurgia.
Cirurgia de queixo
Agora, se você quiser fazer uma coisa mais definitiva e mais correta, não tem jeito, aí tem que fazer a cirurgia
Então quem faz a parte dos mentos, dos queixos na nossa equipe é o nosso cirurgião bucomaxilo especializado. Dessa forma visamos oferecer as cirurgias mais avançadas para os nossos pacientes que desejam corrigir o queixo junto com a cirurgia do nariz.
Em geral existem duas maneiras de você melhorar um queixo retraído. A primeira é você colocar uma prótese de polietileno e a segunda é através do deslizamento ósseo e fixação com placas e parafusos que a gente chama de osteotomia.
Cirurgia com prótese
Em geral o cirurgião bucomaxilo vai fazer uma incisão por dentro da boca e vai inserir ali uma prótese de polietileno, fixando essa prótese com parafusos.
Esse é um método usado em pacientes que não desejam uma cirurgia tão pesada do ponto de vista de pós-operatório e também para quem não precisa de um aumento tão grande no mento. Então seria uma cirurgia mais “light”.
Ela tem a desvantagem de não oferecer qualquer tipo de benefício funcional como o deslizamento ósseo oferece.
Vamos falar um pouquinho do deslizamento ósseo
O deslizamento ósseo também é feito por dentro da boca. O que acontece é que você basicamente desliza o osso para a frente, fixa com plaquinhas e parafusos.
Esse é um método muito interessante, porque você não precisa de uma prótese, ou seja, você está usando tecidos naturais do próprio corpo e tracionando a musculatura quando avança o osso melhora a via aérea.
O grande plus da osteotomia é justamente uma melhora da função respiratória através da tração muscular, abrindo a via aérea.
Silicone não!
Uma coisa que não deve ser usada é a prótese de silicone, porque ela causa erosão óssea no mento. O silicone vai comendo o osso por trás, levando a uma perda de projeção gradual do mento, então a gente não advoga o uso de implantes de silicone para essa cirurgia.