Mitos e verdades sobre a lipoaspiração
A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais famosas, foi um dos primeiros procedimentos se popularizar, principalmente entre as mulheres. Isso porque a lipo deixa pequenas cicatrizes, quase imperceptíveis, e visa remover a gordura localizada, principalmente na região do abdome, dos culotes, dos quadris e das coxas.
Mas por ela ser também tão conhecida e tão procurada, o assunto também levanta muitas dúvidas. Estou acostumado a desfazer vários mitos que as pessoas escutam sobre o procedimento. Por isso, acho importante esclarecer alguns desses principais mitos e verdades sobre a lipoaspiração.
- A lipoaspiração é uma cirurgia perigosa?
Mito. Como toda cirurgia, há riscos sim. E quanto maior for o procedimento, maiores serão os riscos. Porém, mesmo as lipoaspirações de maiores proporções possuem baixos índices de complicações, desde que sejam realizadas por um especialista e em ambiente hospitalar, isso é de extrema importância.
- O procedimento pode ser feito em um consultório?
Mito. Essa é uma questão muito séria, como já citei, a lipoaspiração deve ser realizada em ambiente hospitalar, com toda estrutura necessária, para garantir a segurança do paciente. São essas cirurgias realizadas em consultórios e por médicos que não são especializados que geram complicações e aumentam os riscos. Por isso, mais uma vez ressalto que é fundamental escolher um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verificar em qual hospital será realizada a cirurgia.
- A lipoaspiração emagrece?
Outro mito. Escuto muito essa pergunta e é importante entender que a cirurgia de lipoaspiração não deve ser realizada visando o emagrecimento, pois ela é indicada para pessoas que estão relativamente em seu peso ideal, porém não conseguem eliminar a gordura localizada através de dietas ou exercícios. Claro, que em alguns casos há redução de medidas, mas não a redução significativa de peso.
- Mesmo após a cirurgia é possível voltar a engordar?
Verdade. A cirurgia retira os depósitos de gordura de algumas áreas do corpo, mas isso não altera o metabolismo da pessoa. Sendo assim, se ela não se alimentar corretamente e praticar atividades físicas voltará a acumular gordura, tanto na região lipoaspirada como em outras áreas. O que irá comprometer o resultado da lipoaspiração.
- A lipoaspiração elimina a celulite?
Mito. A cirurgia plástica de lipoaspiração pode ajudar a melhorar a aparência estética da região tratada, mas não elimina a celulite, para isso é necessária a associação de tratamentos estéticos a outros fatores já citados, como manter uma alimentação equilibrada e realizar atividades físicas.
Há pacientes que não podem realizar essa cirurgia?
Para encerrar, acredito que seja importante esclarecer que a lipoaspiração deve ser cuidadosamente indicada, o paciente precisa passar por uma avaliação médica para ter certeza que essa é a melhor opção.
Isso porque os resultados dependem muito da capacidade de retração da pele após a retirada da gordura e em alguns casos onde o paciente apresenta muita flacidez de pele é necessário realizar outro procedimento, que também retire esse excesso de pele. Senão, a retirada apenas da gordura pode gerar flacidez na região, proporcionando resultados insatisfatórios.
Esclarecidas essas questões sobre a lipoaspiração, volto a dizer que se você deseja realizar qualquer cirurgia plástica é importante pesquisar muito antes e escolher o cirurgião plástico com cautela. Escolha um profissional com boa formação e que te forneça todas as informações necessárias, a confiança no médico é fundamental, bem como a sua segurança.
Dr. Alan Landecker, Cirurgião Plástico, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
1 Comentário