Como posso melhorar a recuperação de uma cirurgia plástica?
Um dos fatores que sempre ressalto para minhas pacientes, é que a satisfação com os resultados de uma cirurgia plástica não depende apenas do planejamento e do procedimento em si, mas também de uma série de cuidados que devem ser tomados após a cirurgia.
Por isso, o pós-operatório é uma das etapas mais importantes e nós, como cirurgiões plásticos, sempre buscamos oferecer as melhores orientações para uma recuperação tranquila e sem complicações.
Pensando nisso, achei fundamental ressaltar algumas questões que podem melhorar a recuperação de uma cirurgia plástica e tornar essa etapa mais confortável.
A importância de alguns cuidados na sua recuperação pós cirúrgica
Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para uma boa recuperação de cirurgia plástica é seguir à risca todas as recomendações fornecidas pelo cirurgião plástico. Quando falamos que é necessário permanecer de repouso ou não pegar pesado durante os primeiros dias, são indicações realmente importantes e que precisam ser seguidas.
Digo isso, porque cada cirurgia plástica possui necessidades específicas durante o pós-operatório, alguns procedimentos requerem repouso de 7 dias, como a rinoplastia ou a abdominoplastia, outros necessitam do uso de uma cinta por cerca de 4 semanas, como a lipoaspiração, e assim por diante.
Por isso, é preciso entender que todos os cuidados listados pelo médico possuem importância e irão, não só, tornar essa fase mais tranquila como também influenciar no resultado final.
Uma dica muito importante para tornar esse período mais confortável é a realização de tratamentos estéticos, através de uma atuação multidisciplinar, com uma esteticista ou uma fisioterapeuta.
Por que esses profissionais irão atuar na recuperação das funções do corpo, amenizando os efeitos do procedimento, como os edemas e os hematomas, além de diminuir a dor e o desconforto. Os tratamentos estéticos também contribuem para estimular a cicatrização dos tecidos, acelerando esse processo.
Converse sempre com o seu cirurgião plástico
Não há segredo para melhorar a recuperação de uma cirurgia plástica, basta comparecer em todas as consultas, conversar com o médico e seguir as orientações. Mas, vale ressaltar, que cada organismo reage de uma forma, então o pós-operatório também é influenciado pela genética, rotina, idade, entre outras coisas.
Para saber mais sobre esse tema, é importante também ler alguns materiais específicos que abordem a recuperação da cirurgia plástica que você deseja realizar. E lembre-se, escolha sempre um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Dr. Alan Landecker, Cirurgião Plástico, Especialista em Rinoplastia Estruturada, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
1 Comentário