RINOPLASTIA ESTRUTURADA

Cirurgia Plástica Landecker

Rinoplastia Estruturada

Cirurgia Plástica Landecker

A técnica chamada rinoplastia estruturada foi desenvolvida nos EUA a partir dos anos 90 e visa preservar a naturalidade do rosto, dando destaque às suas feições e fortalecendo a região nasal.

Para a realização de uma rinoplastia, a partir da filosofia cirúrgica estruturada, é essencial que o médico conheça a fundo a anatomia do nariz, que é formada por dois ossos superiores, cartilagens na parte inferior e a pele como cobertura. Todas as cartilagens e ossos, unidos firmemente por ligamentos, formam uma estrutura que define o contorno nasal, sustenta o peso da pele e permite a passagem do fluxo de ar aos pulmões.

 

A TÉCNICA DA RINOPLASTIA ESTRUTURADA

Segundo especialistas, a técnica da rinoplastia estruturada pode oferecer resultados mais previsíveis e consistentes tanto para rinoplastias primárias como para secundárias (consertos), quando realizada por um especialista.

Na rinoplastia estruturada, a filosofia e sistematização operatória são diferentes da técnica redutora. A técnica estruturada permite visualizar o esqueleto do nariz completamente, utilizando a abordagem por via aberta.

Além disso, a rinoplastia estruturada tem como princípios básicos separar a pele do nariz das estruturas ósseas e cartilaginosas, esculpir as cartilagens e os ossos de forma simétrica, melhorar o sistema respiratório e fortalecer o esqueleto nasal por meio de enxertos e pontos de fixação.

 

cta-landecker

 

Porque optar pela rinoplastia estruturada?

Independentemente da técnica utilizada, após a rinoplastia o nariz sofrerá a ação de várias forças que tendem a comprometer o resultado de uma cirurgia de nariz, como: tecido da cicatrização (fibroses); forças respiratórias (diminuição das vias aéreas); peso da pele; envelhecimento natural (força das cartilagens diminui) e trauma em manipulações, que podem danificar o nariz.

Essas forças podem alterar o resultado da cirurgia plástica a longo prazo, por isso o grande diferencial da rinoplastia estruturada é um nariz com estrutura esculpida e fortalecida, o que torna os resultados mais duradouros e diminui as chances de interferência por esses fatores externos.

Pois, ao final da cirurgia, diferentemente da rinoplastia redutora, os enxertos de cartilagem retirados do septo, costela ou orelha do próprio paciente, são cuidadosamente esculpidos e usados para construir as estruturas de suporte básicas e/ou reforçar as cartilagens remanescentes no final da rinoplastia estruturada. Além disso, a função respiratória pode ser otimizada, por meio da correção de desvio de septo e hipertrofia de cornetos.

Vale ressaltar, que antes de o paciente se submeter à cirurgia de nariz, é preciso buscar conhecer a fundo a formação, vida acadêmica e profissional do cirurgião plástico que executará esse delicado procedimento. Justamente para evitar as sequelas que uma rinoplastia mal feita pode causar. Por isso, opte sempre por um cirurgião plástico especializado em rinoplastia estruturada.